O Ford F-350 na liderança dos semileves

Resultados iniciais colocam o modelo na liderança entre os seus concorrentes

F350 O caminhão Ford F-350 começou 2015 liderando o mercado de modelos semileves com 42,61% de participação do segmento, no qual são considerados veículos com PBT de 3,5 toneladas até 6 toneladas. Os dados são de emplacamento fornecidos pela Fenabrave. Ao todo foram vendidas 170 unidades, porém menos do que em dezembro de 2014. 

Saiba um pouco mais sobre o Ford F-350

Em dezembro de 2012, com a chegada dos motores Euro 5, a marca optou pela não adequação da Série F ao motor exigido pela nova legislação, e decidiu retirar os modelos (F-350 e F-4000) do país. Curiosamente, a Ford se retirou de um mercado da qual foi líder até 2013, quando seu grande estoque do modelo chegou ao fim.  

Após a estratégia de retirada da Série F do país mostrar-se equivocada, a Ford trouxe de volta os modelos, agora com motor Euro 5 e equipamentos de proteção obrigatórios (ABS e Airbag), que entraram em vigor em janeiro de 2014 no país.

O F-350 possui PBT de 4 500 kg, ele vem equipado com motor Cummins Euro 5 de 150 cv, nova caixa Eaton de cinco velocidades, e seu eixo traseiro com a tecnologia Track-Lock que auxilia a tração em terrenos acidentados.

A decisão de trazer a linha de volta ao país mostrou-se acertada, pois com a saída da linha do mercado, mesmo que por pouco tempo, deixou uma série de ‘fãs’ frustrados, que faziam queixas no Facebook da revista TRANSPORTE MUNDIAL, e elogios, ao saber do retorno do líder.

"Esse resultado do F-350 demonstra que o lançamento da Ford era muito aguardado. Ele mostra a credibilidade que a Série F tem no mercado de caminhões e que foi ampliada com novos atributos técnicos que fazem da linha um sinônimo de robustez e produtividade. Antes mesmo de chegar à rede de distribuidores, o nosso caminhão semileve já tinha tido grande procura na fase de pré-venda", diz Guy Rodriguez, diretor de operações de caminhões da Ford América do Sul.

Fonte: www.carroonline.terra.com.br