O que muda de um eixo diferencial para outro?

eixo

Sabemos que o diferencial é o que leva a força do motor aos pontos de tração do veículo. Mas muitas vezes nos deparamos com alguns números como o “MS 18x” da Meritor, presentes nos Ford Cargo Extrapesados. Mas o que esse número representa e como saber qual é o melhor diferencial a se escolher para cada tipo de carga?

 

O cálculo não é muito complexo mas exige atenção. A numeração representa a robustez do diferencial. No caso o nosso exemplo, o MS 18x, tem uma rigidez necessária para carregar essa quantidade de peso. Ao utilizar um diferencial com maior capacidade de arrasto para se carregar pouco peso, aumenta-se a durabilidade do produto, uma vez que sua rigidez não gerará desgaste ou quebra da peça.

O Ford Cargo Extrapesado ainda pode ser equipado com dois tipos de diferencial:

  • Meritor MS 18x – 3,08:1 Tem engrenagens preparadas para funcionar com mais velocidade. Para quem vive na estrada e que além de força, precisa de velocidade.
  • Meritor MS – 3,40:1 Tem engrenagens preparadas para áreas mais acidentadas. Ideal para quem faz entregas em locais que exijam grande tração na subida.

A evolução de um diferencial não necessariamente diz respeito ao peso ou ao tamanho da peça para que essa seja mais rígida.  Existem estudos de diferentes soluções para se chegar em uma média entre tração x peso para se desenvolver a melhor peça para a função. No caso do Meritor MS 18x, a maior rigidez se dá pela solda a laser que elimina fixações parafusadas trazendo 2% a mais em economia de combustível. Uma peça que não é mais pesada, mas que carrega mais peso.

Fique atento! Não basta se impressionar com o número que a marca mostra, pois é necessário avaliar a tecnologia aplicada no desenvolvimento do item. Verifique qual se encaixa melhor no seu trabalho e procure um diferencial com a melhor tecnologia para economizar. Com certeza seus cálculos vão resultar em um dos diferenciais presentes no Ford Cargo.

Fonte: http://fordeconoshow.com.br

 

  • Created on .
  • Last updated on .
  • Hits: 2028